Quando eu faço um texto razoavelmente bom eu tenho que postar, como estímulo mesmo, esse texto era de um trabalho sobre o Fantástico que tive que fazer para a faculdade.
"Olhe bem, preste atenção. Nós temos mágicas para fazer.’ Assim é o Show da
Vida, há 40 anos no ar.” Frase escrita no site da Globo com o acervo de imagens e
história da famosa revista eletrônica.
Só fato de chamar o programa de revista eletrônica já era uma forma de dizer
aos telespectadores que o futuro chegou e é o agora, a tecnologia estava se
aprimorando e isso não era só apresentado em seu conteúdo jornalístico, seus
cenários e vinhetas contam praticamente a história da evolução da tv brasileira.
Fantástico começou sua exibição em 1973 ainda em preto em branco. A
abertura do seu programa era um verdadeiro show, os cenários eram simples e boa
parte das matérias aconteciam externamente. Com a chegada da cor na tv o programa
já começou a mostrar no seu espaço uma preocupação a mais com os detalhes do
cenário, nas cores da abertura, até os figurinos ganharam atenção e a iluminação
começou a ser bem trabalhada e aprimorada .
Em 1976 o Chroma Key começou a ser utilizado tanto para ilustrar a notícia
apresentada quanto para compor o cenário e as aberturas.Com o avanço da
computação gráfica, notamos o seu uso em algumas aberturas dos anos 80 e na sua
logomarca. Já era notório ,em seu conteúdo, a utilização da animação 3d e o uso do
computador para ilustrar a informação, como por exemplo o “tirateima”,que é um
quadro do programa que se propõe a esclarecer os lances “duvidosos” dos jogos de
futebol.
Porém, nos anos 90, notamos que além das mudanças no âmbito da tecnologia,
a forma de apresentação tornouse mais dinâmica. O cenário já não era mais composto
de bancada, o fundo ficou neutro e a iluminação era mais valorizada.
A logo e vinheta mudaram. No cenário, trocouse a apresentação em uma
bancada ,para uma em que os apresentadores ficavam em módulos. A decoração era
reproduzida pelo Chroma, que se utilizava das reportagens e vídeos que seriam
exibidos no decorrer do programa. Nas suas reportagens , foi o primeiro no Brasil a
realizar uma transmissão pelo videofone (sistema de telefonia que permite a troca
simultânea de imagens e sons entre os usuários) e com o desenvolvimento da internet,
permitiu que o Fantástico fosse transmitido em tempo real durante a Copa do Mundo
1de 98, e também a criação de um site para rever as matérias que foram ao ar ou até
mesmo contar com a participação do telespectador nos chats.
A internet se tornou uma das extensões da revista. O mundo digital começou a
invadir a televisão e em 2000 criaram uma apresentadora virtual, a Eva Byte, que
interagia com os apresentadores físicos e com os internautas.
O espaço ficou ainda mais aprimorado com os painéis multitouch colocados em
acrílico que exibiam em alta qualidade as imagens. O novo formato do palco permitia
múltiplas formas de enquadramento.
O Fantástico até então já estava com uma cara mais modernizada e fluida. A
interação com o público começou a crescer, enquetes eram realizadas e já se viam
quadros realizados com videos caseiros.
Com a chegada do novo formato HDTV, um dos marcos da tecnologia televisiva,
voltada para a qualidade da imagem, a emissora inaugurou esse formato de exibição
numa reportagem em 2007 no Alto Xingú. Nessa fase de transição o repórter
cinematográfico Lúcio Rodrigues e seu assistente técnico Douglas Silva tiveram
grandes desafios em enquadrar as cenas pensando nos 2 formatos (SD 4:3 quadrado e
HD 16:9 retângular), “Operar a câmera não parece ser muito diferente do habitual, mas
é preciso fazer dois enquadramentos perfeitos: o que vai ao ar nos televisores antigos
e o mais amplo, mais largo, que foi visto pelos telespectadores de São Paulo e região
metropolitana. Além disso, o cuidado com a iluminação é maior, já que detalhes que
antes passavam despercebidos, se tornam mais visíveis”. Após a Globo resolveu
adotar de vez o novo formato.
Além do avanço tecnológico que permitiu entregar o material com mais qualidade
“atendendo” a demanda do atual público, o crescimento das redes sociais ganham
também o destaque, essa tem sido utilizada para fazer chamadas para o programa e
ainda compor a programação fora da telinha, como por exemplo: fazer um debate com
o entrevistado ao vivo ou rever uma matéria que perdeu.
O acesso ao programa em outras plataformas mostra que ela cumpre o “papel”
de revista eletrônica, acompanhando as inovações e tendências. Uma grande sacada
da emissora em trabalhar um programa, que podemos dizer como completo, desde a
sua formação em 73 e que utiliza os meios para acompanhar essa nova geração mais
exigentes e que anseia receber as informações mais rápidas. Mesmo que surjam
barreiras sociais ou tecnológicas o show não pode parar, na verdade, assim como a
vida o show nunca para.
Referências:
http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/programasjornalisticos/fantastico/fantasticohdtv.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fant%C3%A1stico
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