segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Façamos boa arte!

Caso não saibam, e realmente você caro leitor não saberá, sou uma pessoa muito pessimista em relação ao meu trabalho e histórias. Nunca acho que meus desenhos um dia terão futuro. Até porque, nos cobram que sejamos "alguem" com uma "profissão normal",e isso, é bastante estressante(principalmente pra mim).

Num sábado qualquer visitei minha amiga Natália, como já era de praxe eu reclamar dos meus desenhos ou trabalhos ou qualquer coisa que eu ouse produzir, ela me mostrou um trecho do discurso do grande Neil Gaiman.

Eu já havia gostado de uma simples frase. Quando parei para lê-lo por completo, por um breve estante pensei na minha vida e no que eu faço. E esse texto foi incrível e até então me deu um gás.

Postarei abaixo a tradução e espero que quem leia sinta-se tão inspirado quanto eu fiquei ao lê-lo.

"Vale a pena para quem faz qualquer tipo de arte, ou qualquer trabalho que foge do convencional das 9h às 17h. Para aqueles que tem um sonho, mas que as vezes percebem que ele está se afastando.
Na sequência eu selecionei algumas frases do discurso, que são importantes para mim, alguns conselhos eu já ouvi da boca de outros Mestres, mas outros vieram para complementar. 
Isso é ótimo. As pessoas que sabem o que estão fazendo conhecem as regras, e sabem o que é possível e o que é impossível. Vocês não. E vocês não devem.
Em segundo, se você tem uma ideia do que você quer fazer, sobre o que você foi colocado aqui para fazer, então simplesmente vá e faça aquilo.
Uma coisa que funcionou para mim foi imaginar que onde eu gostaria de estar – um autor, principalmente de ficção, fazendo bons livros, fazendo bons quadrinhos e me mantendo através de minhas palavras – era uma montanha. Uma montanha distante. Minha meta.
Eu não sei se isso é um problema para mais alguém além de mim, mas é verdade que nada que eu fiz na qual a única razão para fazê-lo fosse o dinheiro jamais valeu a pena, exceto como amarga experiência.
As coisas que fiz porque estava empolgado, e queria vê-las existirem na realidade, nunca me decepcionaram, e eu nunca me arrependi do tempo gasto com nenhuma delas.
Eu observei meus pares, e meus amigos, e aqueles que eram mais velhos que eu e observei quão infelizes alguns deles se sentiam: eu os ouvi contar pra mim que eles não podiam encarar um mundo no qual eles não podiam mais fazer o que sempre quiseram fazer, porque agora eles tinham de ganhar uma certa quantidade de grana todo mês apenas para se manter onde estavam. Eles não podiam ir e fazer as coisas que importavam, e que realmente queriam fazer; e isso me pareceu uma tragédia tão grande quanto qualquer problema de fracasso.
Se vocês estão cometendo erros, significa que vocês estão por aí fazendo algo.
A vida as vezes é dura. As coisas dão errado, na vida e no amor e nos negócios e nas amizades e na saúde e em todos os outros modos que a vida pode dar errado. E quando as coisas ficam difíceis, isso é o que vocês devem fazer. Façam boa arte.
Mas uma coisa que você tem que ninguém mais tem é você. Sua voz, sua mente, sua estória, sua visão. Então escreva e desenhe e construa e toque e dance e viva como só você pode viver.
No momento em que você sentir que, possibilidade, você está andando na rua nu, expondo muito de seu coração e de sua mente e do que existe em seu interior, mostrando demais de si mesmo. Esse é o momento em que você pode estar começando a acertar.
E onde estaria a graça de fazer alguma coisa que você soubesse que iria funcionar?
Frequentemente vocês descobrirão que quanto mais duro vocês trabalharem, e mais sabiamente, mais sortudos vocês serão. Mas existe sorte, e ela ajuda.
Então sejam sábios, porque o mundo necessita de mais sabedoria, e se vocês não puderem ser sábios, finjam ser alguém que é sábio, e então apenas se comportem como eles se comportariam."


Nenhum comentário:

Postar um comentário